ArteDOC > Mediação e ação educativa

Mediação e ação educativa (em filme e/ou áudio)

DESCRIÇÃO

A mediação e ação educativa em filme estabelece um canal direto entre a equipe envolvida na realização de uma exposição ou mostra de arte - artista(s), curador, gestor, produtor, dentre outros agentes - e o público frequentador de uma organização artístico-cultural. Apresenta, portanto, uma camada a menos de mediação, representada pela equipe de ação educativa. Também reduz a necessidade de comunicação visual impressa.

Este produto é composto por 6 peças - filmes documentários e/ou áudios - que integram exposições e mostras de arte e buscam:

1. mediar a visita do público à exposição ou mostra de arte, através inclusive do acesso aos processos que envolvem sua realização; 

2. formar (capacitar, instrumentalizar) o público; e

3. atrair novas audiências para museus, centros culturais e galerias de arte.

 

ACESSIBILIDADE

Os filmes são legendados, sendo acessíveis para indíviduos com deficiência visual e auditiva.

Os áudios são acessíveis somente para indivíduos com deficiência visual, sendo necessária sua transcrição para interlocução junto à deficientes auditivos.

CONTRATAÇÃO

Estão disponíveis para contratação o pacote completo, que inclui todos as 6 peças descritas abaixo, e pacotes personalizados, formados por uma seleção dos subprodutos. É possível também optar pelas 6 peças em formato de filme documentário ou mesclar peças em filme com peças em áudio.

 

FORMATOS/SUBPRODUTOS

1. Filme introdutório

Descritivo: apresentação da exposição ou mostra a partir de falas do(a)(s) artista(s) e do(a) curador(a) em um filme documentário de cerca de 8 minutos.

 

2. Filme ou Áudio guia

Descritivo (em filme): composto de vários filmes documentário que constituem uma visita guiada e substituem os textos que tradicionalmente integram uma exposição ou mostra de arte.

  • Filme trazendo depoimentos do gestor do museu relacionados à exposição ou mostra, com duração de cerca de 4 minutos;

  • Filme trazendo relatos do curador sobre o projeto curatorial da exposição ou mostra, com duração de cerca de 8 minutos;

  • Filmes trazendo falas do(s) artista(s) e do curador, com duração entre 2 e 5 minutos cada, voltadas para obras específicas ou recortes curatoriais, distribuídos ao longo da exposição ou mostra.

Descritivo (em áudio): composto de vários áudios que reproduzem os textos, impressos ou aplicados nas paredes, que tradicionalmente integram uma exposição ou mostra (acessível para indíviduos com deficiência visual e auditiva):

  • Áudio trazendo depoimentos do gestor do museu relacionados à exposição ou mostra, com duração de cerca de 4 minutos;

  • Áudio trazendo relatos do curador sobre o projeto curatorial da exposição ou mostra, com duração de cerca de 8 minutos;

  • Áudios trazendo falas do(s) artista(s) e do curador, com duração entre 2 e 5 minutos cada, voltadas para obras específicas ou recortes curatoriais, distribuídos ao longo da exposição ou mostra. O áudio gera menos interferencia no espaço expositivo do que o vídeo (se reproduzido pelo frequentador em equipamento com fones).

3. Documentação do processo criativo do(s) artista(s) e do trabalho junto ao(s) curador(a)(s), em filme ou áudio (podcast)

Descritivo (em filme): filme documentário que registra o artista em seus locais de trabalho, suas produções em andamento que integrarão a exposição ou mostra de arte, entrevista com o artista sobre seu processo criativo e conversas entre o artista e o curador. A duração é de cerca de 15 minutos.

Descritivo (em áudio): áudio que registra entrevista com o artista sobre suas produções em andamento que integrarão a exposição ou mostra de arte e seu processo criativo e conversas entre o artista e o curador. A duração é de cerca de 15 minutos.

 

4. Documentação do processo de montagem da exposição ou mostra de arte, e de sua abertura ao público

Descritivo: filme documentário que registra entrevistas com a equipe de produção e montagem, a montagem (cenografia e montagem fina) da exposição ou mostra, e sua abertura ao público. A duração é de cerca de 10 minutos.

 

5. Documentação de atividades de formação, em filme ou áudio (podcast)

Descritivo (em filme): filme documentário que registra as atividades de formação relacionadas à exposições e mostras, tais como palestras, conversas, oficinas e cursos. Pode ser editado em um único filme ou em diversos filmes (para cada atividade de formação). A duração depende do programa de formação da mostra ou exposição.

Descritivo (em áudio): áudio que registra as atividades de formação relacionadas à exposições e mostras, tais como palestras, conversas, oficinas e cursos. Pode ser editado em um único áudio ou em diversos áudios (para cada atividade de formação). A duração depende do programa de formação da mostra ou exposição.

 

6. Reflexão e crítica, em filme ou áudio (podcast)

Descritivo (em filme): filme documentário que confronta, através do registro de entrevistas e conversas, as visões, avaliações e análises do artista, do curador, de críticos de arte e do público sobre uma exposição ou mostra de arte. A duração é de cerca de 20 minutos.

Descritivo (em áudio): áudio que confronta, através do registro de entrevistas e conversas, as visões, avaliações e análises do artista, do curador, de críticos de arte e do público sobre uma exposição ou mostra de arte. A duração é de cerca de 20 minutos.

Filme documental

DESCRIÇÃO

Criação, desenvolvimento e produção de um filme documentário, de cerca de 40 minutos, que tenha por finalidade mediar a experiência do público em uma exposição ou mostra de arte. O filme pode trazer falas dos artistas, curadores, gestores, produtores e montadores, e registros do processo de montagem e da abertura da exposição ou mostra de arte.

Mediação e ação educativa para aplicativos (pré-existentes)

DESCRIÇÃO

Criação, desenvolvimento e produção de filmes e RA(?)

© 2020  Deusdará Filmes