UM OLHAR PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

ENERGIA DO FUTURO é um documentário voltado a registrar a transição das matrizes energéticas no Brasil, em sintonia com as discussões de ponta nessa área, que apontam para a necessidade de implantar rapidamente alternativas para os modelos predominantes no país.

O filme será dividido em três eixos narrativos que se entrelaçam, dando conta do passado, do presente e do futuro. O primeiro será ancorado na análise de especialistas, para explicar as escolhas que fizemos ao longo dos anos; no segundo, virá um panorama do funcionamento da produção de energia na atualidade; por fim, o terceiro e principal eixo do filme investigará os rumos das tecnologias de geração de energias renováveis.

A estrutura do documentário será a de um filme de estrada, protagonizado pela fotógrafa Raquel de Camargo. Ela embarcará numa busca por conhecimento a respeito da produção de energia no Brasil, encontrando paisagens e personagens que vão retratar as principais matrizes energéticas do país e apontar os caminhos para o futuro.

Sua jornada apresentará a maneira pela qual os quatro elementos da natureza (terra, ar, fogo e água) se conjugam na geração de energia elétrica. Os personagens que ela encontrará terão dois perfis: alguns serão pesquisadores desse campo, responsáveis pela contextualização do tema; aos demais, caberá representar a ação, o campo de trabalho em torno da produção energética.

Em viagens pelas mais distintas e remotas regiões do país, ENERGIA DO FUTURO terá o objetivo de levar o espectador a aprender com o passado e o presente para compreender o novo cenário energético de que o mundo precisará nas próximas décadas.

Energia2.001.png

Clique na imagem e baixe o PDF com a apresentação do projeto, que prevê, além do documentário, uma série de conteúdos e ações de impacto e educativas para auxiliar o diálogo, com as diferentes esferas da sociedade, sobre o tema da energia sustentável no Brasil.